Outras curiosidades que estarão no livro
Em 2012, Paul McCartney revela que os Beatles tiveram influência da bossa nova quando ela ganhava o mundo. Em 1989, ele diz que se inspirou na música brasileira para compor “Distractions”, faixa de seu disco “Flowers in the dirt”. No mesmo ano, ele diz ao jornalista Pedro Bial (muito antes do Big Brother), no programa de televisão Fantástico, que os “percussionistas brasileiros são os melhores do mundo”. Do mesmo disco “Flowers in the dirt”, a música “How many people” é dedicada à memória do seringueiro acreano Chico Mendes.
Quando volta ao Rio de Janeiro, em 2011, ele faz mais um show que fica marcado para sempre em sua memória, pelos cartazes formando “NA NA NA” levantados pelo público durante “Hey Jude”, uma surpresa dos fãs que o emociona de verdade. Em 2013, Paul McCartney decide estrear no Brasil a sua nova turnê, e é no Mineirão, em Belo Horizonte, que ele toca várias músicas dos Beatles ao vivo pela primeira vez. Durante o show em Goiânia, na mesma turnê, outra experiência única vivida em toda sua carreira: o palco fica lotado de gafanhotos.
Sobre o autor
Leandro Souto Maior é músico e jornalista. Trabalhou nas rádios BandNews, Fluminense FM e Cidade, e nos jornais cariocas Jornal do Brasil e O Dia. Em 2014, lançou o livro Heróis da guitarra brasileira (Ed. Irmãos Vitale) com o também jornalista Ricardo Schott, e em 2021 lançou Jimmy Page no Brasil (Ed. Garota FM Books). Além de escrever e tocar – é guitarrista na banda Os Trutas – é sócio e um dos curadores da Casa Beatles, um bar-museu beatlemaníaco em Visconde de Mauá (RJ).
Sobre a editora
A Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música criada em 2018, durante a produção do “Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a MPB”, de Chris Fuscaldo. Depois dele, vieram: “Jimmy Page no Brasil” (2021), de Leandro Souto Maior; “Renato, o Russo” (2021), de Julliany Mucury; “1979 – O ano que ressignificou a MPB” (2022), organizado por Célio Albuquerque, com 104 autores; “Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira” (2022), de Mauro Ferreira; “O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os Álbuns de um Movimento Revolucionário” (2022), de Renato Vieira; e “De tudo se faz canção – 50 anos do Clube da Esquina” (2022), organizado por Márcio Borges e Chris Fuscaldo. Em 2023, além de “Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu”, do DJ Zé Pedro, a editora lançou “A todo vapor – O tropicalismo segundo Gal Costa”.
Avaliações
Não há avaliações ainda.