Paul McCartney no Brasil

Paul McCartney fez um show no Maracanã que foi parar no Guiness Book. O beatle é o único grande artista internacional que sai do eixo Rio-São Paulo, tocando também em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Goiânia, Fortaleza, Salvador e Cariacica. É o popstar gringo que mais conhece o Brasil e nosso país é um dos poucos lugares do planeta que ganhou uma composição sua: “Back in Brazil”. Desde 1990, quando realizou o célebre show carioca para 184 mil pessoas, somam-se 36 apresentações, já contando com as que ele fará na turnê de 2023. Tudo isso e muitas outras curiosidades estão reunidas em Paul McCartney no Brasil, livro bilíngue de Leandro Souto Maior que será editado pela Garota FM Books.

Com prefácio de Samuel RosaPaul McCartney no Brasil tem foto de capa assinada por Marcos Hermes e o design da capa é de Daniel Gnattali. Para esse projeto se tornar realidade do jeito que o autor quer – seguindo o padrão do seu projeto anterior, Jimmy Page no Brasil – decidimos captar recursos através de um financiamento coletivo. Aqui, além do próprio livro a um preço menor do que ele custará quando chegar nas lojas, há diversas outras recompensas. Participando da campanha, o nome do apoiador vai figurar na lista da apoiadores, no livro.

Faça parte da campanha de financiamento coletivo: https://www.catarse.me/paulnobrasil

Categoria:

Outras curiosidades que estarão no livro

Em 2012, Paul McCartney revela que os Beatles tiveram influência da bossa nova quando ela ganhava o mundo. Em 1989, ele diz que se inspirou na música brasileira para compor “Distractions”, faixa de seu disco “Flowers in the dirt”. No mesmo ano, ele diz ao jornalista Pedro Bial (muito antes do Big Brother), no programa de televisão Fantástico, que os “percussionistas brasileiros são os melhores do mundo”. Do mesmo disco “Flowers in the dirt”, a música “How many people” é dedicada à memória do seringueiro acreano Chico Mendes.

Quando volta ao Rio de Janeiro, em 2011, ele faz mais um show que fica marcado para sempre em sua memória, pelos cartazes formando “NA NA NA” levantados pelo público durante “Hey Jude”, uma surpresa dos fãs que o emociona de verdade. Em 2013, Paul McCartney decide estrear no Brasil a sua nova turnê, e é no Mineirão, em Belo Horizonte, que ele toca várias músicas dos Beatles ao vivo pela primeira vez. Durante o show em Goiânia, na mesma turnê, outra experiência única vivida em toda sua carreira: o palco fica lotado de gafanhotos.

Sobre o autor

Leandro Souto Maior é músico e jornalista. Trabalhou nas rádios BandNews, Fluminense FM e Cidade, e nos jornais cariocas Jornal do Brasil e O Dia. Em 2014, lançou o livro Heróis da guitarra brasileira (Ed. Irmãos Vitale) com o também jornalista Ricardo Schott, e em 2021 lançou Jimmy Page no Brasil (Ed. Garota FM Books). Além de escrever e tocar – é guitarrista na banda Os Trutas – é sócio e um dos curadores da Casa Beatles, um bar-museu beatlemaníaco em Visconde de Mauá (RJ).

Sobre a editora

Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música criada em 2018, durante a produção do “Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a MPB”, de Chris Fuscaldo. Depois dele, vieram: “Jimmy Page no Brasil” (2021), de Leandro Souto Maior; “Renato, o Russo” (2021), de Julliany Mucury; “1979 – O ano que ressignificou a MPB” (2022), organizado por Célio Albuquerque, com 104 autores; “Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira” (2022), de Mauro Ferreira; “O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os Álbuns de um Movimento Revolucionário” (2022), de Renato Vieira; e “De tudo se faz canção – 50 anos do Clube da Esquina” (2022), organizado por Márcio Borges e Chris Fuscaldo. Em 2023, além de “Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu”, do DJ Zé Pedro, a editora lançou “A todo vapor – O tropicalismo segundo Gal Costa”.

Prazo de entrega

Frete grátis via modalidade "impresso nacional" dos Correios, levando média de 10 a 15 dias úteis, sem rastreio durante o percurso do envio

Número de páginas

244

Formato

aproximadamente 20 X 20 cm

Idioma

Português / Inglês

Lançamento

março de 2024

Imprensa

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Paul McCartney no Brasil”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.