NOSSOS AUTORES

BIOGRAFIA

Chris Fuscaldo

Diretora da Garota FM Books, Chris Fuscaldo é pesquisadora musical, cantautora (álbum Mundo Ficção), jornalista (jornais O Globo e Extra, revistas Rolling Stone Brasil, OutraCoisa etc), fundadora e diretora da Garota FM Books. Mestra e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, é imortal da Academia Niteroiense de Letras. Autora dos livros Discobiografia Legionária (2016), Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira (2018) e Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior (2021), assinou a curadoria do museu virtual O Ritmo De Gil, lançado em 2022 no Google Arts & Culture.

BIOGRAFIA

Beatriz Coelho Silva (Totó)

Beatriz Coelho Silva (Totó) foi repórter e roteirista (Rede Globo, O Globo, O Estado de S. Paulo). Especialista em História do Brasil na UFF e em Divulgação Científica na Fiocruz, é mestranda em Letras na UFJF, tem mais de 6 mil textos publicados na imprensa e 5 livros lançados. O anterior a este, Negros e Judeu na Praça Onze, foi adaptado para o musical de mesmo nome, base do presente título e do audiolivro Samba se Aprende na Escola – Canções da Praça Onze, disponível em plataformas digitais e no site www.toris.com.br.

BIOGRAFIA

Camilo Solano

Cantor, compositor e quadrinista, Camilo Solano lançou seu primeiro álbum “Quase Tudo Mundo” com produção de Yuri Queiroga. Na música, destacam-se o single “Desculpa o Áudio” e “Nuvem Carregada”. Nos quadrinhos, criou obras como Semilunar (finalista do Jabuti 2018), Cascão – Temporal (Graphic MSP) e Solzinho que, para Emicida, “é uma das coisas mais lindas que já li na minha vida”. Seu trabalho transita entre o cotidiano e o poético. Artista múltiplo, explora narrativas em diferentes linguagens com sensibilidade e humor.

BIOGRAFIA

Célio Albuquerque

Idealizador e organizador do livro 1973 – O Ano Que Reinventou a MPB, o jornalista Célio Albuquerque foi diretor de conteúdo e roteirista da série de TV MPB 73 – O Ano da Reinvenção. Coproduziu com André Agra os discos Futebol Musical Brasileiro Social Clube, de Pedro Lima, e A Galeria do Menescal, do grupo vocal BeBossa, Wanda Sá e Roberto Menescal.

BIOGRAFIA

Henrique Bartsch

Henrique Bartsch era engenheiro civil, mas adotou a música como profissão aos 15 anos. Colaborou com Carlos Calado na feitura do livro A Divina Comédia dos Mutantes (1996), em que tem narrado seu primeiro encontro com o grupo, quando comprou a famosa Guitarra de Ouro dos Mutantes. Rita Lee Mora ao Lado (2006) foi seu primeiro e único livro solo, que deu origem ao musical de mesmo nome, estrelado pela atriz Mel Lisboa. Bart, como era chamado por todos – até por Rita Lee -, faleceu em 2011, deixando esse legado para seus filhos, que incentivaram a reedição de seu livro in memoriam e pela memória da música brasileira.

BIOGRAFIA

Isabela Sultani

Isabela Sultani é Diretora criativa, produtora cultural e artista visual, membro do Grammy Latino, com sete anos de experiência em animação e ilustração. Seu trabalho é reconhecido pela valorização da cultura brasileira, com uma estética vibrante, cheia de cores, humor e brasilidade. Já colaborou com artistas como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Paulo Ricardo, Bruno Gouveia, entre outros. Em seu portfólio, reúne livros infantis, videoclipes, documentários e exposições

BIOGRAFIA

Julliany Mucury

Nascida em Brasília, Julliany Mucury é mestre e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do sujeito contemporâneo. Em 2019, Julliany defendeu a sua tese de doutorado intitulada “Renato Russo: um eu em colisão consigo mesmo”. O trabalho é agora adaptado para o livro Renato, o Russo.

BIOGRAFIA

Leandro Menezes

Natural de Goiânia, Leandro Menezes é professor de História e Filosofia há mais de duas décadas, além de escritor e pesquisador. Sua infância foi moldada pelos discos dos irmãos mais velhos, que despertaram nele uma escuta precoce e afetiva. Não é músico nem crítico, mas enxerga a arte como enigma e revelação, tão formativa quanto um livro. Pai da Tiê e curador da página LP Todo Dia no Instagram, escreve para compartilhar seu olhar íntimo sobre o poder transformador das canções.

BIOGRAFIA

Leandro Souto Maior

Leandro Souto Maior é músico e jornalista. Trabalhou nas rádios BandNews, Fluminense FM e Cidade, e nos jornais cariocas Jornal do Brasil e O Dia. Em 2014, lançou o livro Heróis da guitarra brasileira (Ed. Irmãos Vitale) com o também jornalista Ricardo Schott, e em 2021 lançou Jimmy Page no Brasil (Ed. Garota FM Books). Além de escrever e tocar – é guitarrista na banda Os Trutas – é sócio e um dos curadores da Casa Beatles, um bar-museu beatlemaníaco em Visconde de Mauá (RJ).

BIOGRAFIA

Márcia Fráguas

Márcia Fráguas é formada em História pela Universidade de São Paulo (2016) e possui mestrado em Literatura Brasileira (2021), pela mesma instituição. Seu trabalho é focado em crítica e ensaio. Desde 2022, junto a Leonardo Davino de Oliveira e Enzo Banzo, organiza o evento “Lamber a Língua”, colóquio sobre poesia e canção na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) que resultou na publicação do livro Lamber a Língua – Caetano 80, em 2023. Atualmente faz doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

BIOGRAFIA

Márcio Borges

Márcio Borges é compositor, escritor e professor. Fundou com Milton Nascimento e com o irmão Lô Borges o Clube da Esquina, que primeiro foi uma canção composta pelos três, em seguida o nome do LP e, anos depois, a alcunha do movimento musical. Possui músicas gravadas (no Brasil e no exterior) por nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Nana Caymmi, Simone, Elis Regina, Zimbo Trio, Ira!, Boca Livre, Wayne Shorter, Stanley Turrentine, Larry Coriel, Jon Anderson, Sérgio Mendes. É autor dos livros Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina (1996), Os Sete Falcões (2000) e Cartas da Humanidade (2014).

BIOGRAFIA

Mauro Ferreira

Carioca, nascido em julho de 1965, Mauro Ferreira trabalha como jornalista musical desde janeiro de 1987. Desde julho de 2016, é colunista e crítico musical do portal g1 (Globo), no qual publica diariamente notícias e resenhas de discos e shows. Antes, atuou como repórter e crítico musical do jornal O Globo de 1989 a 1997 e foi colunista de discos no jornal O Dia de 1998 a 2016. Escreveu na revista Isto É Gente de 2000 a 2012, foi colaborador regular da Rolling Stone de 2007 até o fim da revista e atualizou diariamente o blog Notas Musicais de novembro de 2006 a junho de 2016.

BIOGRAFIA

Renato Vieira

Renato Vieira é jornalista e pesquisador musical, com passagens pela TV Bandeirantes e pelos jornais O Tempo e O Estado de S. Paulo. Fez a pesquisa e edição do livro Foi Assim (Ed. Record), autobiografia de Wanderléa, o levantamento de imagens da fotobiografia da cantora Gal Costa (Ed. Bei) e produziu reedições e compilações para as gravadoras Universal e Warner. É autor do livro Tempo Feliz – A História da Gravadora Forma (Ed. Kuarup) e editor-assistente do site E-Investidor, do Estadão.

BIOGRAFIA

Taissa Maia

Taissa Mala é graduada em Administração com ênfase em Entretenimento e Marketing pela ESPM-RJ, pós-graduada em Arte e Literatura pela PUC-Rio, mestre e doutoranda em Comunicação e Cultura pela UFRJ, onde defendeu a dissertação “Linda, Feia e (Des)Aparecida: A Mulher e Os Discursos Sobre o Tropicalismo Musical”. Idealizou o projeto Grandes Mulheres da MPB (2023). É pesquisadora, professora e produtora cultural.

BIOGRAFIA

Zé Pedro

Zé Pedro é um artista dedicado à Música Popular Brasileira. Apesar de ser conhecido como DJ, é considerado uma enciclopédia da MPB. Nessa área, ele atua em qualquer esfera: produtor, curador, dono do selo Joia Moderna, apresentador de televisão e até escritor, com a publicação do livro Meus Discos e Nada Mais (2007). Seu trabalho não está limitado apenas a se apresentar em clubes e festas: Zé Pedro procura a cada dia conquistar seu público através da sua irreverência e criatividade.