Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu

R$ 69

Em Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu, DJ Zé Pedro escreve sobre as faixas (e os artistas) que fizeram sua cabeça e estimularam o corpo – de muita gente – nos anos 1970. Com prefácio assinado por Lulu Santos, o livro traz informações sobre artistas desse universo junto a confidências do Júnior do Leme, alterego inventado pelo apresentador Carlos Imperial quando Zé Pedro participou de seu programa na TV Tupi, dançando (a revelação de que ele foi um dos maiores dançarinos de sua geração, também). Além de um guia com faixas e tais comentários, a obra oferece uma introdução com revelações inéditas do DJ Zé Pedro sobre sua vida que explicam a sua paixão pelas canções mela-cueca.

Categoria:

Copacabana foi o destino de Zé Pedro após nascer e começar a crescer em Porto Alegre e desembarcar em terras cariocas com seus pais, trazendo na mala uma vitrola vermelha, cuja tampa era o alto falante. Muito antes de virar DJ, foi ali que ele começou a ouvir suas primeiras canções românticas intituladas, naquele tempo, “mela-cueca”.

O estilo musical também tinha lugar de destaque nas pistas de dança e favorecia a formação de casais. Nessa hora, o jovem corria para perto do discotecário. Foi ali que ele descobriu, entre outras coisas, que muitos dos cantores de nome estrangeiros eram, na verdade, brasileiros (Mark Davis = Fábio Jr., Christie Burgh = Jessé, Chrystian =José Pereira da Silva Neto etc.). 

As canções “mela-cueca” também salvaram a carreira de alguns artistas que, consagrados em décadas anteriores, começavam a entrar em esquecimento. Apesar de ter ficado famoso com seus remixes, DJ Zé Pedro nunca deixou de escutar esse estilo… e de sonhar. Revisitando sua história e remexendo seu baú de memórias, ele começou a listar e escrever sobre as faixas (e os artistas) que fizeram sua cabeça e estimularam o corpo – de muita gente – nos anos 1970.

No livro Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu (Garota FM Books), DJ Zé Pedro vai até o primeiro ano da década de 1980, quando os teclados eletrônicos, ombreiras e o gel new wave para cabelos rebeldes alteraram a fórmula das chamadas “love songs”. 

Saiba mais sobre as canções mela-cueca

Sobre o autor

Zé Pedro é um artista dedicado à Música Popular Brasileira. Apesar de ser conhecido com DJ, é considerado uma enciclopédia da MPB. Nessa área, ele atua em qualquer esfera: produtor, curador, dono do selo Joia Moderna, apresentador de televisão e até escritor, com a publicação do livro Meus Discos e Nada Mais (2007). Seu trabalho não está limitado apenas a se apresentar em clubes e festas: Zé Pedro procura a cada dia conquistar seu público através da sua irreverência e criatividade.

ERRATA / 

Página 84

“I Never Fall In Love” fez parte da novela “Plumas e Paetês”, de Cassiano Gabus Mendes, não da novela “Coração Alado”, de Janete Clair.

 

Página 146

A canção tema do filme “Arthur, O Milionário Sedutor” se chama “Best That You Can Do”, não “Never Be The Same”.

Prazo de entrega

Frete grátis via modalidade "impresso nacional" dos Correios, levando média de 10 a 15 dias úteis, sem rastreio durante o percurso do envio.

Número de páginas

208

Formato

14x21cm

ISBN

978-85-85091-01-9

Idioma

Português

Lançamento

outubro de 2023

Imprensa

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.