Copacabana foi o destino de Zé Pedro após nascer e começar a crescer em Porto Alegre e desembarcar em terras cariocas com seus pais, trazendo na mala uma vitrola vermelha, cuja tampa era o alto falante. Muito antes de virar DJ, foi ali que ele começou a ouvir suas primeiras canções românticas intituladas, naquele tempo, “mela-cueca”.
O estilo musical também tinha lugar de destaque nas pistas de dança e favorecia a formação de casais. Nessa hora, o jovem corria para perto do discotecário. Foi ali que ele descobriu, entre outras coisas, que muitos dos cantores de nome estrangeiros eram, na verdade, brasileiros (Mark Davis = Fábio Jr., Christie Burgh = Jessé, Chrystian =José Pereira da Silva Neto etc.).
As canções “mela-cueca” também salvaram a carreira de alguns artistas que, consagrados em décadas anteriores, começavam a entrar em esquecimento. Apesar de ter ficado famoso com seus remixes, DJ Zé Pedro nunca deixou de escutar esse estilo… e de sonhar. Revisitando sua história e remexendo seu baú de memórias, ele começou a listar e escrever sobre as faixas (e os artistas) que fizeram sua cabeça e estimularam o corpo – de muita gente – nos anos 1970.
No livro Mela Cueca – As canções de amor que o mundo esqueceu (Garota FM Books), DJ Zé Pedro vai até o primeiro ano da década de 1980, quando os teclados eletrônicos, ombreiras e o gel new wave para cabelos rebeldes alteraram a fórmula das chamadas “love songs”.
Saiba mais sobre as canções mela-cueca
Sobre o autor
Zé Pedro é um artista dedicado à Música Popular Brasileira. Apesar de ser conhecido com DJ, é considerado uma enciclopédia da MPB. Nessa área, ele atua em qualquer esfera: produtor, curador, dono do selo Joia Moderna, apresentador de televisão e até escritor, com a publicação do livro Meus Discos e Nada Mais (2007). Seu trabalho não está limitado apenas a se apresentar em clubes e festas: Zé Pedro procura a cada dia conquistar seu público através da sua irreverência e criatividade.
ERRATA /
Página 84
“I Never Fall In Love” fez parte da novela “Plumas e Paetês”, de Cassiano Gabus Mendes, não da novela “Coração Alado”, de Janete Clair.
Página 146
A canção tema do filme “Arthur, O Milionário Sedutor” se chama “Best That You Can Do”, não “Never Be The Same”.
Avaliações
Não há avaliações ainda.